Pular para o conteúdo principal

Por que as indústrias estão deixando São Paulo ?

Na minha época muito se dizia: "São Paulo não pode parar".

Industrialização Paulista

Ali foram implantadas as primeiras indústrias. O pioneirismo neste setor coube ao milionário Matarazzo. Suas indústrias englobavam 350 ramos diferentes. E nestes anos 30, surgiu a Klabin, que beneficiava a celulose, para a produção do papel.

Em 1919, a primeira montadora de veículos americana, Ford, chegou ao Brasil.

Agora vem a parte que nos interessa. De 1919 a 1970, tivemos a consolidação do movimento sindical em São Paulo, com todas as nuâncias e consequências que o brasileiro mais ou menos informado tem. Ali, no ABCD paulista, surgiu o movimento sindical brasileiro, que daria origem ao PT (Partido dos Trabalhadores).

Podemos dizer, sem erro, que as montadoras de automóveis do ABCD paulista foram as responsáveis pela ascensão deste partido deletério e inescrupuloso, chamado de PT.

O desfecho

E foi agora, no século XXI, que veio a reação da indústria. Nenhum industrial quer manter ou fortalecer o movimento sindical daquela região, berço maldito deste partido que quyase destruiu a economia brasileira, e que motivou a eleição de Bolsonaro.

Os industriais, num movimento ordenado e coeso, estão deixando a região. A desculpa que dão, pois não teriam coragem de confessar seu real intuito, é a de que estão fortalecendo as filiais em locais onde tem mais lucro e vantagens. A preferência é pela Bahia e outros estados do nordeste, onde existe mão de obra mais barata e onde o movimento sindical não esteja tão articulado.

Outro fator para a atmosfera de descrédito industrial é o desate das demandas judiciais que estão saindo do STF. A violência contra o trabalhador é um fator de preocupação. Perde-se uma mão de obra especializada num simples roubo de celular. E a recente decisão sobre prisão em segunda instância desanimou vários setores.

Favores do PT

E além disso, os empresários paulistas não tem mais o aporte de dinheiro que Lula e Dilma lhes repassavam, para sua manutenção no poder. "Vexamoso".Muito dinheiro do BNDES foi passado aos empresários, de forma a parecer legal, para investimentos que os empresários simplesmente não fizeram.

O objetivo não é enxugar a folha de pagamento 

Uma das falácias a respeito de gestão de empresas é o fato de que estas estão mais interessadas em mandar embora aqueles que tem altos salários. Ledo engano.

O objetivo é se livrar da praga sindical estabelecida pelo movimento sindical paulista. A despetização e a revogação da obrigatoriedade do imposto sindical são apenas duas providências que precisam ser completadas por uma terceira: a terceirização dos "suscetíveis" e influenciados pelos discursos sindicais. A Europa encontrou sua solução na imigração. O Brasil na terceirização.

Os empregados mais diretamente associados ao trabalho pesado, com menor capacidade técnica, são mais facilmente substituíveis e terceirizáveis pelas centenas de empresas como conservadoras, empreiteiras e congêneres.

O objetivo é diminuir e anular a articulação sindical. Empresa sem influência sindical é a mais elegível para ser gerida em paz.

Como ficamos

Teremos mais ou menos uns 4 a 5 anos de consequências da "despetização" do ABCD paulista, com as redes sociais conscientizando as pessoas do que aconteceu em nosso país, e uma estabilização dos ânimos empresariais, com os efeitos da Reforma da Previdência e com a Reforma Tributária.

O Legislativo pode fazer muito pela indústria, e deve andar numa velocidade compatível, ou quem vai sofrer serão nossos filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fernando Haddad e o Socialismo

Em apoio ao eleitor que quer verdadeira e honestamente escolher o melhor candidato, resolvi escrever um adendo ao texto sobre escolha de candidato para a eleição presidencial de 2018. Nosso povo pede saúde e educação, mas menospreza a cultura, ligada à educação. E existe algo muito grave envolvido na escolha dos candidatos que até um professor poderia esquecer: "a ideologia política e as teses sociais do candidato" Escola de Frankfurt Pergunto ao eleitor se já ouviu falar disto. Serei rápido e objetivo, pois o momento isto exige. Confira na Internet. Os alemães são o povo de raciocínio e pensamento mais dinâmico de que se tem notícia, depois dos Israelenses. Aprecie a lista de físicos, filósofos e gênios da música que nasceram na Alemanha: Albert Einstein Max Planck Leibnitz Kant Karl Marx Hegel Werner Von Braun Werner Heisenberg Mendelsohn Beethoven Brahms Richard Wagner Johann Sebastian Bach Em 1924, foi criada a Escola de Frankfurt para reunir

Direitos e pensões de filhas de serventuários da Justiça

Muito ouvi hoje sobre a pensão de Maitê Proença, atriz, pelo fato de ser filha de um Procurador de Justiça aposentado e já falecido. Esta pensão é de R$ 13 mil. Se fosse filha de desembargador, teria direito a R$ 43 mil. O nosso povo gosta muito de ter "garantias" de sustento. Você aí que está lendo, se pudesse, reivindicaria um privilégio destes, não ? Fala a verdade. Faça um exame de consciência. Com a cogitação do nome de Maitê Proença, atriz global, para o Ministério do Meio Ambiente, proposto por um grupo de ambientalistas, economistas e pesquisadores, os ânimos logo se acirraram, e os anti-Bolsonaro se lançaram à pesquisa sobre este nome, para ver se achavam alguma falta, pecado ou crime. Acharam a Pensão que ela recebe pela morte do pai, Procurador de Justiça. O usufruto deste direito lhe cabe pelo fato de a Lei anterior sobre pensão de filhos de serventuários da Justiça rezar sobre a sua natureza VITALÍCIA (para toda a vida). Direitos adquiridos são direitos a

Na escola com Partido

Eu já poderia me aposentar, mas o trabalho como professor me apaixona em demasia. E sou mais estimulado quando vejo a verdadeira invasão de professores militantes, que não perdem uma chance,no meio da aula, de dar pitaco de política sobre seus alunos influenciáveis. Deu Azar Um destes professores militantes, no curso de psicologia, na aula de Filosofia, acabou por esgotar a paciência de um aluno, pois todo dia dedicava 10 minutos de aula (1/5) a criticar o governo Bolsonaro, Ele pediu a palavra ao professor, e como estes tem que se mostrar democráticos, ele permitiu a intervenção do aluno: "Olha, professor, eu tinha tudo para ser seu simpatizante. Nasci pobre, e meu pai morreu quanto eu tinha 2 anos. Fui adotado por um senhor mais velho ainda que meu pai, que me ensinou bons valores, como trabalhar para me sustentar, e não me contaminar com o pensamento geral da carteira assinada e dos benefícios. Ele era simpatizante da essência das ideias de Karl Marx, mas me ensinou que